A ATM (articulação temporo mandibular) é a articulação do queixo com o crânio que se encontra localizada a frente do ouvido, de ambos os lados, e permite que a mandíbula se movimente para qualquer lado desejado e efetue a mastigação, triturando os alimentos e tornando-os menores para que a digestão seja feita. Quando isso não acontece de forma harmônica, podem ocorrer estalos ao se abrir e fechar a boca, dores de cabeça, zumbidos no ouvido e até problemas gastrointestinais. O tratamento mais adequado depende da gravidade do problema. Em determinados casos o tratamento cirúrgico é o mais indicado e pode ser realizado quando houver alteração anatômica irreversível ou a impossibilidade de se obter resultados satisfatórios com medidas menos invasivas.
CIRURGIA ORTOGNÁTICA
Área da cirurgia bucomaxilofacial que corrige os defeitos de formação do esqueleto da face, incluindo problemas das arcadas dentárias, respiratórios e, inclusive, problemas relacionados ao ronco e apnéia do sono.
A cirurgia ortognática é indicada quando há um crescimento desigual entre a arcada superior e inferior que não possa ser corrigido com aparelhos ortodônticos. O procedimento consiste em fazer o avanço da maxila e/ou recuo da mandíbula. Com a maxila e a mandíbula reposicionadas, é restabelecido um novo perfil ao paciente, promovendo a qualidade mastigatória e a estética facial. O paciente que realiza a cirurgia ortognática passa por uma transformação física e psicológica, melhorando sua qualidade de vida, sua autoestima e o seu jeito de se relacionar consigo e com os grupos do seu meio social.
TRAUMATOLOGIA MAXILOFACIAL
Área que trata clinica ou cirurgicamente das lesões causadas por trauma direto à face. Os traumas faciais são frequentemente encontrados em pacientes vítimas de acidentes automobilísticos, motociclisticos e desportivos. Entretanto, o aumento de traumas relacionados à violência, como agressões físicas e ferimentos por projéteis de arma de fogo elevou o número de pessoas indicadas para essa especialidade. O atendimento a pacientes geralmente é feito em caráter de urgência ou emergência em ambiente hospitalar. Além das lesões de tecido mole (arranhões, feridas, etc) o trauma à face pode gerar danos à estrutura dentária e/ou de suporte e até fraturas do esqueleto facial, que necessitam de tratamento especializado feito por um cirurgião bucomaxilofacial devido à necessidade de se devolver a correta relação entre os dentes (oclusão).
PATOLOGIA MAXILOFACIAL
Os ossos e os tecidos moles da face podem ser acometidos por uma série de lesões, incluindo cistos e tumores relacionados ou não aos dentes. Essas lesões, apesar do caráter primariamente benigno, necessitam de tratamento devido ao potencial de destruição local, pelo crescimento incontido. Dependendo de sua localização e extensão essas patologias podem ser tratadas em ambiente ambulatorial ou hospitalar.
CIRURGIA ORAL
Área responsável pelo tratamento de problemas relacionados aos dentes e ossos da região da face, como: extração de dentes, extração de dentes não irrompidos (sisos e outros), remoção de pequenas lesões da cavidade oral (biópsia), aumento de volume nas gengivas, ou dos tecidos adjacentes, correções cirúrgicas para adaptação de próteses e tratamento de freio da língua ou do lábio.
Desde o início, toda a equipe Facies assume o compromisso com o paciente de, não só realizar um trabalho sério, mas também, proporcionar a ele saúde, qualidade de vida, autoestima e, principalmente, uma vida feliz.
Contato
(21) 3281-0102 (21) 96780-0102 Avenida das Américas, 500 bloco 21 – sala 214. Portaria A ou D. Barra da Tijuca